CTO da Clint
O Clint Hub é uma rede de conexões entre o mercado digital. Para extrair o máximo de valor desta rede, a plataforma web reúne e promove conexões entre os profissionais e empresas, além de oferecer educação contínua e qualificada para seus membros.
Pelo sistema, é possível acessar os recursos do Clint Hub, bem como as pessoas. Não é nenhum mistério que o valor de uma rede de conexões reside no engajamento dela própria. É preciso que a rede troque entre si e tenha motivos para permanecer.
Felipe, CTO da Clint, foi o responsável por implementar um importante projeto para fortalecer o engajamento dos membros do Hub: a plataforma passaria a pontuar os usuários pelas ações, gerando um ranking entre membros mais ativos. Um sistema de gamificação dentro do Clint Hub. Os usuários ganham pontos ao participar de fóruns e se inscrever em webnarios, por exemplo. Quando a Clint expandiu para ofertar cursos online com a Edools, ficou claro de que esse seria um importante pilar do sistema de gamificação. Foi decidido que os alunos seriam premiados sempre que assistissem uma aula e quando recebessem um certificado.
O primeiro passo
Garantir que o usuário navegue entre os dois sistemas com fluidez. Para isso, o recurso campeão de uso da Edools foi utilizado: o SSO. O case da Impacta mostra como ele é fácil implementar. Já o case da QConcursos mostra como ele é escalável. Sem problemas.
O segundo passo
Receber em tempo real a informação de que o aluno realizou as ações: terminar a aula e receber o certificado. O Módulo de Automações caiu como uma luva. Com ele, é possível escolher entre 25 gatilhos diferentes, incluindo a aula finalizada e o certificado emitido, e realizar diversas ações diferentes a partir daí, como o envio de email e SMS. Sabe uma outra ação disponível? Webhooks.
O sistema Edools notifica qualquer webhook externo, dando liberdade de definir o corpo da requisição enviada. Diversas variáveis relevantes estão disponíveis para envio. Com isso, as duas automações foram criadas. Desde então, o sistema da Clint recebe religiosamente todas as informações que precisa quando qualquer aluno finaliza uma aula ou recebe um certificado.
O terceiro passo
O ranking do Clint Hub já pontuava sempre que o aluno realizava as ações dentro da Edools. Mas e os alunos que já haviam feito cursos e assistido aulas? Não seria justo deixar eles de fora. Era preciso, então, pegar os dados retroativos.
No endpoint de enrollments, a API retorna todos os IDs de aulas completadas pelo aluno. Mas isso não é muito eficiente - seria preciso fazer uma nova requisição para cada ID e descobrir qual a aula assistida de fato. No entanto, a API Edools já possuía um recurso ideal para isso: o Lesson Progress, modelo dedicado justamente aos progressos do aluno em cada aula.
Enviando apenas matrícula do aluno, a API retorna todas as aulas com as quais aluno já interagiu, bem como outras informações relevantes: o título da aula, o curso em que está inserida, a data de criação e atualização do progresso, nome e sobrenome do aluno, entre outras. A pontuação retroativa dos alunos, portanto, foi feita de maneira eficiente e sem perdas. Quem já tinha assistido aula ganhou seus merecidos pontos.
O último passo
O último passo do projeto não foi feito pela Clint, mas pelos alunos. Na semana de lançamento da integração do ranking com a Edools, os alunos assistiram três vezes mais aulas. Desde então, os alunos apresentam um engajamento em média 2,5 vezes maior do que no período anterior à integração. Um clássico caso de uma API a serviço de um objetivo nobre: fornecer educação qualificada, um dos motivos de existência do Clint Hub. Precisamos concordar: ficou irada a integração.
Gráfico de aulas assistidas por semana do Clint Hub. O pico que você vê é a semana do lançamento da integração, seguida por uma queda natural pós-novidade e a alta sustentável. Rumo ao equilíbrio em um patamar bem mais alto que o anterior.
Garantir a fluidez entre dois sistemas é trivial com a Edools. Implementar o Single Sign On foi rápido e fácil - não é a toa que é o recurso mais utilizado de nossa API.
Os webhooks notificam a Clint cada vez que o aluno termina uma aula ou recebe um certificado, gerando pontos no sistema de gamificação imediatamente.
Quando necessário, nosso time técnico esteve disponível para indicar os melhores caminhos na integração.
A primeira medida foi garantir fluidez na experiência do usuário entre os sistemas. O SSO foi implementado de maneira rápida para evitar contas duplicadas.
A escola precisava seguir o padrão visual do Clint Hub, com algumas alterações de layout. Utilizando a Edools CLI, nossa linha de comando para desenvolvimento de temas, a personalização foi feita pelo time Clint.
Notificações em tempo real a partir dos eventos de Aula Finalizada e Certificado emitido, com 100% de controle sobre o corpo da requisição enviada pela Edools. Possível graças ao Módulo de Automações.
Nível máximo de granularidade em uma requisição: passando o ID da matrícula, o endpoint de Lesson Progress retorna todas as aulas assistidas pelo aluno. Também contém informações relevantes, como o título da aula, curso a que pertence, data de criação do progresso e dados do próprio aluno.
Área de membros do Clint Hub, integrada à Edools.
Seja treinando funcionários ou vendendo cursos, nossa API pode catalisar o seu projeto de ensino online.