uma demanda.
milhões de requisições.

Centenas de milhares de alunos acessam a QConcursos diariamente para fazer questões. Agora eles fazem o mesmo para assistir cursos online na Edools de forma integrada.

Pode perguntar para qualquer concurseiro: a QConcursos é referência no estudo para editais de cargos públicos. Centenas de milhões de questões de provas já foram respondidas por seus alunos na sua década de existência. Muitos deles colocam a QC como motivo número um para sua aprovação.

Há muito tempo, o sistema de questões já contava com vídeoaulas. Elas funcionavam como apoio ao conteúdo, nos comentários das questões. Os professores contextualizam e explicam questões logo após a resposta do aluno. Com a consolidação do método, veio também a necessidade de aproveitar melhor o imenso catálogo de videoaulas, oferecendo também uma experiência EAD de forma mais estruturada aos alunos. A equipe acadêmica organizou os vídeos no formato de cursos, montando as ementas para cada um deles. A Edools foi escolhida para ser responsável pela entrega dos cursos online, mantendo o time de tecnologia da empresa focada em seu core business: questões.

A estratégia era que o novo catálogo de cursos completos fosse apresentado como uma vantagem para os assinantes do plano com mais recursos da plataforma. Na QC, existem três tipos de contas: Padrão, Avançado e Premium. Este último poderia acessar livremente os novos conteúdos. Era importante que todos tivessem contato com a nova área, para que seu valor pudesse ser percebido por todos.

Uma integração single sign on permitiu que os usuários acessassem a Edools diretamente do sistema da QC, em um volume diário impressionante. As contas e sessões são criadas com a API Edools sem preocupações. Além disso, o recurso de categorização de usuários é usado para indicar o plano contratado daquele aluno.

Com cada aluno devidamente categorizado, a própria equipe de administração da plataforma pode indicar quais cursos estão disponíveis. Ao criar a opção de matrícula gratuita de um curso, basta indicar para quais categorias ela estará disponível. De maneira extremamente fluida, os usuários saem da QConcursos para a Edools e navegam pelo catálogo de cursos. Caso seja Premium, o botão de matrícula aparece na página. Simples assim.

"A API da Edools permitiu que a QConcursos explorasse um caso de uso específico dos nossos usuários sem dificuldades. Realizamos centenas de milhares de chamadas por dia e sem muitas preocupações."

Caio moretti

CTO da QConcursos

Larga escala

A integração de SSO da QConcursos realiza centenas de milhares de requisições por dia na API Edools.

Categorização de Alunos

A Edools permite que a QC categorize seus usuários via API e disponibilize os cursos apenas para quem é Premium.

Quais recursos são utilizados?

User Categories

Através do endpoint de criação de usuário, a QC determina qual a categoria daquele aluno, de acordo com o plano assinado no próprio sistema. Esse ponto é fundamental, pois a oferta de cursos online gratuitos está disponível para alunos Premium- porém é importante que todos possam olhar o catálogo oferecido.

Matrícula por categoria

Cada curso criado na Edools é configurado para ser acessado apenas para usuários da categoria Premium. Desta forma, todos podem navegar no catálogo de cursos, porém apenas quem é Premium vê o botão de matrícula.

/SSO

O single sign on garante uma experiência fluida entre os sistemas. De dentro da QC, o aluno navega até a área de cursos online, gerida pela Edools. Este movimento acontece centenas de milhares de vezes diariamente sem problemas, atestando a escalabilidade da API Edools.

Catálogo de cursos da QConcursos na Plataforma Edools

comece a construir a plataforma ead ideal para sua empresa

Seja treinando funcionários ou vendendo cursos, nossa API pode catalisar o seu projeto de ensino online.

FALAR COM UM CONSULTOR